A amizade é o que importa!

Mais uma semana se passou! Há um tempo atrás ouvi essa frase: " A amizade é o que importa!" e me pus a pensar. Na minha opinião, essa frase está mais do que certa, pois pra mim amizade é algo que tem carater incondicional, mas infelizmente não é assim vejo as pessoas encararem esse tipo de relacionamento humano.
+
A amizade é o que importa! Mas será que sabemos o que significa ser amigos?
+
Tenho percebido em minha vida, nestes tempos muito o valor de uma amizade, porque convivendo nesse nosso mundo, vejo que hoje isto está desaparecendo, todas as relações se tornaram uma espécie de relação ‘custo-benefício’: quando me convém a pessoa é minha ‘amiga’, quando não, ela é um colega; ou então, ela é minha amiga, mas eu não suporto isso ou aquilo que ela faz ou age. Isso é amizade? Pois é isso que vejo. Mas o que é realmente a amizade. Amizade é amor! Sim, amor fraterno, "amor philia", amor! E o amor é algo gratuito, não busca seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Tudo desculpa,tudo suporta.
+
Neste mundo individualista, cada vez nós mesmos estamos nos tornando mais presas de nós mesmos, e pensando que em tudo podemos ser consumistas, e, infelizmente acabamos nos tornando ‘consumistas do amor alheio’ por agimos pela razão da relação ‘custo-benefício’, mas amizade, não é nada disso. A amizade não requer gratidão, presentes, cobranças, ela simplesmente requer amor mutuo!
+
Amigos são pessoas simples que sabem ouvir, escutar, compreender e ser sempre uma porta aberta em qualquer situação. Amigos são aqueles que nos aceitam como somos sem julgamentos, sem reprimendas, sem cobranças...(exceto as devidamente necessárias),amigos são aqueles para quem podemos contar o nosso melhor e o nosso pior...Amigos são assim!
+
Pra mim:
+
"Amizade não é um meio de conquistar coisas em benefício próprio...mas amar em benefício do outro!"
Abçs!

14 commenti:

Pedro { 17 de maio de 2008 00:35 }
Acho que há amigos e amigos. E é sempre bom tê-los por perto.
Latinha { 17 de maio de 2008 01:05 }
Cara... amigos são tudo na vida... eu tenho, ou tive, a sorte de encontrar pessoas muito boas na minha vida. Tem algumas que eu tenho certeza que torcem por mim e muitas delas andam comigo no meu coração.

Tem uma questão que não está no teu texto mas que também acho muito interessante... vale a pena investir em um relacionamento com uma pessoa que é nosso/nossa amiga?
Viver um relacionamento e talvez perder para sempre uma amizade OU manter uma amizade que pode durar a vida inteira e talvez abrir mão de um relacionamento???

(Em tempo... estou indo para a USP eu faço pós na POLI/Elétrica... minha intenção é ficar até quarta-feira por lá. Depois preciso ir a Campinas). Você usa MSN, e-mail, ou qualquer dessas coisas mundanas?
Clóvis Correia { 17 de maio de 2008 16:23 }
Também achei um dia que o amor tudo suportasse, talvez o verdadeiro amor sim e não aquele que disseram que sentiam por mim.

Não existe nada sem interesse hoje em dia e para muitos a amizade é sim um meio para se conseguir coisas, eu sou uma vítima disto durante toda minha vida, eu vivia desatento a isto por isso mesmo me tornei vítima, agora é mais díficil porque eu não confio mais...

Que é amizade? Que é Amor?
Que é Guerra? Que é Ódio?

E o que os separa? ;)
Carol Rodrigues { 17 de maio de 2008 18:42 }
Ás vezes eu fico pensando o que seria da minha vida sem os meus amigos
As respostas não são nada animadoras!
Que as tuas amizades sejam sempre valorizadas... Muito bom esse teu post
Bjoooos


Respondendo comentários com um atraso incrível! Assim que eu tiver um tempinho coloco um lik pra cá lá no expresso, ta? ;o) bjos
Vinícius Haesbaert { 17 de maio de 2008 19:37 }
Verdade. Bom, conto nos dedos os meus bons amigos desse jeito descrito.
E caaaara, quando ao meme-selo, vi sim so que a parada é que eu nunca postei nada no blog sem ser texto poético, porque essa é a proposta de lá mesmo, e se eu escrevesse uma entrevista assim pessoal ia ta falando como Vinicius e nao como eu-lírico! ahah mas valeu mesmo por ter encaminhado! é sempre mto interessante ler essas formas de pesquisa tb :)
Abraçao!
Leonardo Werneck { 18 de maio de 2008 03:24 }
Cara, como diz Salomão em um de seus provérbios: - Há amigo mais chegado do que um irmão.

Eu concordo com ele. Amizade verdadeira é tão forte que une quase que com sangue, tornando como da mesma família, e isso é independente de cor, credo e raça. Ainda bem né? feliz é a pessoa que pode se reconhecer na outra.

Tenho poucos , mas bons amigos, dos quais não abro mão.

Abraços
Talvez eu conte... um dia. { 18 de maio de 2008 15:44 }
Amizade é ter reciprocidade!
Concordo muito contigo quando tu disseste que hoje em dia a amizade é "custo-beneficio", por interesse, ou coisas totalmente superficiais, o que é uma pena, visto que todo mudno precisa de amigos, e ninguém consegue viver sozinho, né?

Mas discordo no que diz respeito a "Amigos são aqueles que nos aceitam como somos sem julgamentos, sem reprimendas, sem cobranças...".
Ser amigo nao é isso... pelo menos nao PRA MIM! Amigo é quem te mostra teus defeitos, onde tu erra, e principalmente onde tu podes melhorar! Eu nao to falando daquele tipo de pessoa que só quer te colocar pra baixo; eu to falando de quem te ensina a melhorar... e pra melhorar não tem que ver o que tá ruim?
Amigo, é quem te repreende quando tu fazes idiotices, bebe demais e quer dirigir, magoas os outros sem perceber, te briga por ser um cretino ou por ser egocentrico e só pensar no teu umbigo.
A diferença está nisso Luifel, na minha opiniao está ai, em saber ouvir, em saber aceitar! Nao é porque alguem te critica, se irrita pelo seu jeito que nao é seu amigo. Garanto que é muito mais teui amigo do que quem passa mao na tua cabeça e finge que nao ve teus defeitos!

Claro que a gente tem que amar as pessoas como elas são... mas quem disse que a gente nao pode ajudá-las a melhorar? Isso nao é errado. Muito pelo contrário, isso é uma benção. Poder ajudar os outros sem pedir nada em troca, ou simplesmente pedir que façam o mesmo conosco, quando necessário!
Igor Lessa { 19 de maio de 2008 02:32 }
Que bom ver que ainda há gente que entende isso... Parece que o mundo hoje em dia, gria atrás da mais-valia... Em todos os setores...


Um grande abraço!


Olhando Pra Grama - Crônicas de um ansioso
BARUD, Rômulo { 19 de maio de 2008 12:49 }
Bem amizade é um tema que trabalho muito em sala quando falo de capitalismo.
Como bem sabemos tudo é baseado na Lei da Oferta e da Procura e cada vez mais esta Lei está relacionada com relações afetivas em geral. Quer ver? Parece meio careta, mas quando vemos uma garota bonitinha e tal que todos querem, ela passa ser mais disputada, logo possou mais valor. Só que se ela for "galinha" a "oferta" vai ser gigantesca também, o que vai fazer com que ela perca todo o seu valor de "beleza".
A amizade com o tempo foi perdendo também seu valo, pois as pessoas ficam cada vez mais flexíveis com tudo, inclusive os próprios sentimentos. Quase nada mais na vida é durável e para que seja, o esforço deve ser gigantesco. O maior problema é que boas amizades são cada vez mais raras... tenho medo do que virá pelo futuro.

realmente a amizade é algo bem complexo a se pensar...


Abração brother!
Raphael Tepedino { 19 de maio de 2008 21:47 }
se você não confia no julgamento dos amigos vai confiar no julgamento de quem?
eu entendo o que vc disse, mas não concordo que amigo não pode julgar. Pelo contrário, amigos devem julgar, para que, assim, possam ajudar o outro. Julgamento não é necessariamente uma coisa ruim!

abraço!
Vinícius Aguiar { 20 de maio de 2008 00:12 }
Primeiramente, quero agradecer pela visita! Depois, dizer que seu texto é extremamente pertinente e realista! Poucas pessoas sabem de verdade o que significa a palavra "amizade" e o peso que tem ela!

Parabéns pelo blog, estou te linkando!
Abraço!
Filipe Garcia { 20 de maio de 2008 12:04 }
Opa, como vai?

Seu post me fez lembrar um texto do Marcelo Batalha que diz:

"Amigo é quem te dá um pedacinho do chão, quando é de terra firme que você precisa, ou um pedacinho do céu, se é o sonho que te faz falta."

E, diante das suas palavras tão bem colocadas, descubro que concordo com você e percebo que, muitas vezes, não fui amigo. Isso me traz decepção.

Esse amor que tudo espera, tudo suporta e que foi pregado por Jesus é o mesmo que precisamos pra reger todas nossas relações.

Muito bom o tema! Gostei daqui.

Abração.
Lucas { 20 de maio de 2008 14:01 }
Cara... lindo post!!
A amizade foi tratada com a importância q merece! Tb dou mto valor a isso, faço o q posso para manter os amigos q já tenho e pra conquistar outros, mas sei q não tem sido facil!
Gostei mto da comparação q vc fez entre o amor e a amizade. Já dizia alguem que "a amizade é o amor sem asas", logo, deve-se cuidar dela como se cuida do amor.

Tô encantado com o post e com a forma q vc falou sobre amizade!! Parabens!

Aproveitando, vi q vc me dedicou um selo! Fiquei totalmente lisonjeado com o presente!! Só não sei o q fazer! C me explica??!
Eu tenho q responder aquelas perguntas do post anterior, colar o selo e repassar pra outros blogs??
Desculpe a minha ignorância no assunto...rs

Abço
Clecia { 21 de maio de 2008 00:15 }
Oi, tudo bem? Gostei do seu blog! Um abraço e boa quarta!