O que é a vida...

"A vida, (...), é uma enorme loteria; os premios são poucos, os malogrados inúmeros, e com os suspiros de uma geração é que se amassam as esperanças de outra. Isto é a vida; não há planger, nem imprecar, mas aceitar as coisas integralmente, com seu ônus e percalços, glórias e desdouros, e ir por diante"
.
(Teoria do Medalhão In: Papéis Avulsos, Machado de Assis)

Não consigo conceber a vida como algo passivo, não sei se felizmente ou infelizmente. Não consigo conceber a vida como uma loteria, pois pra mim a sorte é algo passivo demais, algo que impossibilita a realização de uma atitude pra mudar o que supostamente dizem que o destino determina. Para mim, destino não existe, existe o livre arbítrio.

Apesar de tudo isso coloquei essa frase de um livro que estou lendo do Machado pois achei digna de uma digressão sobre a vida. É engraçado, a visão de Machado nessa situação. Como um amargo e sarcástico observador da vida humana, ele nessa citação soube captar bastante da essência da vivência humana, mesmo que eu não esteja absolutamente concorde com a afirmação que ele fez.

A vida realmente é algo que nos surpreende a cada dia que vivemos, mas não é uma loteria, pois eu sou livre e capaz de realizar aquilo que acho adequado e melhor pra mim. Sou eu o responsavel por buscar o melhor pra mim, por buscar alçar os meus objetivos, as minhas metas, o meu sucesso e também sou eu o responsável pelo meu fracasso. (Embora gostemos de atribuir a diversos fatores o nosso fracasso, principalmente).

Através da vida é que posso me tornar um ser medíocre ou ilustre, dependendo das escolhas que eu fizer e das atitudes que eu tomar.

Sim, é preciso aceitar os percalços e ônus, glórias e desdouros, mas mesmo assim, podemos agir de forma a transformar, como diz São Francisco de Sales, os problemas em ocasiões para o nosso progresso e maturidade.

Sim, os fracassos de uma geração de fato são fermento para que a outra possa crescer, sem dúvida! Isso é a sincronicidade da vida, aprendemos com os erros dos nossos ancestrais e nossos descendentes aprendem com os nossos e assim por diante...

A vida é algo tão controverso, complexo e surreal que poderia ficar aqui escrevendo horas e teria muito o que escrever sobre ela, o que posso dizer é somente que a vida, apesar de tudo é bonita, é bonita e é bonita, como diria nosso grande Gonzaguinha.

AbRrá!

12 commenti:

Míope { 6 de julho de 2008 20:40 }
O que dizer?

"A vida é um nascer contínuo".

Se bem que, eu ando sem saber...


Abç!
Flor { 7 de julho de 2008 21:21 }
obrigada pela visita!
adorei aqui...
te linkei...
beijo e boa semana!
quero paz!!!
Pedro { 8 de julho de 2008 11:03 }
Também não acho que seja tudo uma questão de sorte.
Vinícius Aguiar { 8 de julho de 2008 13:00 }
Concordo com vc em uma parte, e com o Machado (um dos meus preferido) em outra... creio que a vida é uma espécie de mix de competência, atitude, e boa sorte... somos sim responsáveis pela condução da nossa vida, mas é preciso "estar no lugar certo, na hora certa"... é preciso saber aproveitar as oportunidades, mas o fato é que para algumas pessoas, por mais esforçadas que elas sejam, essas oportunidades simplesmente não aparecem... mas tenho que ressaltar a grandeza da sua reflexão, refletida como sempre num excelente texto!! Parabéns!
Janete Andrade { 8 de julho de 2008 13:32 }
não acrediito em sorte! pra mim tem q ir a luta... :)

;*
Talvez eu conte... um dia. { 8 de julho de 2008 17:45 }
Eu concordo contigo... pra mim a vida nao é SÓ sorte, claro que é necessario... mas cada pessoa que faz o seu "destino".
Se uma pessoa se dedica inteiramente pra conseguir algo, ela provavelmete vai conseguir, mesmo que aquilo nao esteja traçado por ela...
Eu nunca fui adepta da historia de "o que tiver de ser, será", pq pra mim, nao custa nada dar uma maozinha!
hahaha
Clecia { 9 de julho de 2008 00:57 }
A vida,na verdade, é muito difícil e ao mesmo tempo muito fácil de se entender. Confuso não? Acho que nós é que a complicamos. Como mencionei no meu último post,viver é um junção de bons e maus momentos. Ninguém espere felicidade total e por toda a vida, pois isso não existe.Mas podemos procurar sempre melhorar. Bjos! Amei o post!
Cαmilα { 9 de julho de 2008 16:27 }
A vida é uma caixinha de surpresa!
A vida é bonita e é bonita!
A vida é uma só!
A vida é para ser vivida!
Beijo
=)
Carolzita! { 9 de julho de 2008 16:44 }
Olá, seu blog foi votado para o prêmio: blog cinco estrelas.
Vote você também.

Beijos
Dani { 9 de julho de 2008 21:26 }
Quanto mais eu vivo mais eu vejo que não sei nada sobre ela...
bjim
Tudo ou nada ... { 10 de julho de 2008 10:47 }
Vida é água que escorre por entre os dedos para quem ñ sabe aproveitar o maximo dela
Abraços
Anônimo { 20 de julho de 2008 16:19 }
Só me questiono o porquê de nos questionarmos tanto sobre o que é vida...kkk sei lá estou a procura da minha própria razào de viver!
bjs e fique leve!
LHISS